
Camões: sobre o fogo da linguagem turma T1
Apresentação
Pretende-se com esta Ação, a partir de dois poemas líricos de Camões, o soneto “Que me quereis, perpétuas saudades” e a Canção X, compreender o funcionamento do texto lírico e as suas potencialidades interpretativas. Igualmente se pretende que a lição de Camões seja compreendida no dia de hoje com dois poetas: Aragon e Carlos de Oliveira.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário, Educação Especial e Professores dos Grupos de Recrutamento 360
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário, Educação Especial e Professores dos Grupos de Recrutamento 360. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
• compreender a natureza do texto lírico no maneirismo; • aplicar regras de análise textual e posterior comentário crítico; • motivar para a dimensão intertextual de Camões; • compreender a intenção da obra, a intenção do autor e a intenção do leitor.
Conteúdos
• o texto lírico camoniano: “Que me quereis, perpétuas saudades” e a Canção X, Vinde cá, meu tão certo secretário; • a dimensão intertextual de Camões – Aragon e Carlos de Oliveira.
Formador
ANTÓNIO CARLOS PICARETA VILÃO CORTEZ BAPTISTA
José Hipólito Martins da Costa Lopes