Inteligência Artificial em Educação - Práticas, desafios e ferramentas turma T1

Apresentação

Com o surgimento do ChatGPT o tema da Inteligencia Artificial (IA), está cada vez mais presente em toda a nossa vida, tendo um impacto especial a nivel da educação, dos nossos alunos e do tema da avaliação. Nesse sentido é importante que os professores estejam cada vez mais familiarizados com o conceito, o seu potencial e utilização para puderem por um lado tirar proveito das mesmas, por outro conseguirem gerir ou minimizar o seu impacto na dinamica "normal" de sala de aula.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

1 - Compreender o conceito de IA 2 - Desmistificar algumas ideias associadas a IA, refletindo sobre os verdadeiros riscos e como os minimizar 3 - Conhecer um conjunto de ferramentas associadas a IA em várias dimensões 4 - Explorar boas práticas no uso das ferramentas de IA 5 - Debater sobre o impacto da IA na Educação, e como as integrar minimizando o seu impacto, inovando as nossas próprias práticas

Conteúdos

1 Sessão (3horas) - Sincrona • Apresentação da estrutura da formação • Ambientação a plataforma Moodle que irá ser usada na formação • Conceito de “Inteligência Artificial (IA)”- O que é… O que não é… o que pode ser… • Exemplos de ferramentas e boas práticas 2 Sessão (3horas) - Sincrona • A fiabilidade (ou não) das ferramentas de IA • Conceito de “prompt” e a sua importância • Atividade prática de verificação da veracidade dos resultados do ChatGPT 3 Sessão (3 horas) - Sincrona • ChatGPT o Como usar o Como evitar o uso indevido o Parametros do prompt (format, role, tones) o Comparação de resultados de prompts simples e complexas • Discussão sobre o conceito e instrumentos de avaliação e o impacto do ChatGPT 4 Sessão (3 horas) - Sincrona • Mais vida além do ChatGPT o Educaide o You.com o Summarize.Tech o Zoom AI • Atividade prática usando o ChatPDF 5 Sessão (3 horas) - Sincrona • Outras dimensões de ferramentas de IA generativas • Imagem o Criação de logos - https://looka.com/ o Geração de imagens – Leonardo.ai + Dalle2 • Video o https://fliki.ai/ o https://invideo.io/ • Audio o https://play.ht/ o https://murf.ai/ 6 Sessão (3 horas) - Sincrona • Atividade prática de criação de conteúdo usando ferramentas apresentadas na sessão anterior 7 Sessão (3 horas) - Sincrona • Utilizações inovadoras de ferramentas de AI o Exemplos ChatGPT – ChatGPT como aluno e não como professor o Riff.ai - https://riffbot.ai/demo/ • Ferramenta de criação de Chatbot - https://mizou.com/ 8 Sessão (4 horas) - Sincrona • Partilha e apresentação dos materiais produzidos ao longo da formação • Balanço da formação • Debate sobre o impacto da IA • Avaliação da formação

Metodologias

Pela própria natureza da ação, esta será suportada pela plataforma Moodle onde irão ter os vários materiais para as sessões. Nas sessões síncronas iremos utilizar o Zoom em complemento ao Moodle. Todas as sessões irão ter um conjunto de recursos disponibilizados no Moodle, além de fóruns para cada sessão, exercícios e submissão de ficheiros.

Avaliação

A avaliação será realizada de uma forma contínua durante toda a formação. O trabalho final que se apresentará na última sessão em conjunto com o relatório de reflexão irão compor a classificação que será ponderada com a avaliação contínua para determinar a classificação final.

Bibliografia

Figueiredo, Antonio Dias de. (2024). Inteligência Artificial em Contexto Educativo.Figueiredo, Antonio Dias de. (2023). A Inteligência Artificial nas Escolas. 53. Educação 2.Figueiredo, Antonio Dias de. (2023). Inteligência Artificial e Pedagogia no Ensino Superior. 10.13140/RG.2.2.18710.52804.Figueiredo, Antonio Dias de. (2023). The Culture of Education in the Age of Artificial Intelligence.Neves, M & Holmes, Wayne. (2020). IA na Educação: Oportunidades e Preocupações.

Formador

João Miguel Bolinhas dos Santos Mouro

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 29-09-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
2 06-10-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
3 13-10-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
4 20-10-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
5 27-10-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
6 03-11-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
7 10-11-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Online síncrona
8 17-11-2025 (Segunda-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Online síncrona
Início: 29-09-2025
Fim: 17-11-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-134980/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: None

INSCREVER-ME