
Inteligência Artificial em Educação - Práticas, desafios e ferramentas turma T1
Apresentação
Com o surgimento do ChatGPT o tema da Inteligencia Artificial (IA), está cada vez mais presente em toda a nossa vida, tendo um impacto especial a nivel da educação, dos nossos alunos e do tema da avaliação. Nesse sentido é importante que os professores estejam cada vez mais familiarizados com o conceito, o seu potencial e utilização para puderem por um lado tirar proveito das mesmas, por outro conseguirem gerir ou minimizar o seu impacto na dinamica "normal" de sala de aula.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
1 - Compreender o conceito de IA 2 - Desmistificar algumas ideias associadas a IA, refletindo sobre os verdadeiros riscos e como os minimizar 3 - Conhecer um conjunto de ferramentas associadas a IA em várias dimensões 4 - Explorar boas práticas no uso das ferramentas de IA 5 - Debater sobre o impacto da IA na Educação, e como as integrar minimizando o seu impacto, inovando as nossas próprias práticas
Conteúdos
1 Sessão (3horas) - Sincrona Apresentação da estrutura da formação Ambientação a plataforma Moodle que irá ser usada na formação Conceito de Inteligência Artificial (IA)- O que é O que não é o que pode ser Exemplos de ferramentas e boas práticas 2 Sessão (3horas) - Sincrona A fiabilidade (ou não) das ferramentas de IA Conceito de prompt e a sua importância Atividade prática de verificação da veracidade dos resultados do ChatGPT 3 Sessão (3 horas) - Sincrona ChatGPT o Como usar o Como evitar o uso indevido o Parametros do prompt (format, role, tones) o Comparação de resultados de prompts simples e complexas Discussão sobre o conceito e instrumentos de avaliação e o impacto do ChatGPT 4 Sessão (3 horas) - Sincrona Mais vida além do ChatGPT o Educaide o You.com o Summarize.Tech o Zoom AI Atividade prática usando o ChatPDF 5 Sessão (3 horas) - Sincrona Outras dimensões de ferramentas de IA generativas Imagem o Criação de logos - https://looka.com/ o Geração de imagens Leonardo.ai + Dalle2 Video o https://fliki.ai/ o https://invideo.io/ Audio o https://play.ht/ o https://murf.ai/ 6 Sessão (3 horas) - Sincrona Atividade prática de criação de conteúdo usando ferramentas apresentadas na sessão anterior 7 Sessão (3 horas) - Sincrona Utilizações inovadoras de ferramentas de AI o Exemplos ChatGPT ChatGPT como aluno e não como professor o Riff.ai - https://riffbot.ai/demo/ Ferramenta de criação de Chatbot - https://mizou.com/ 8 Sessão (4 horas) - Sincrona Partilha e apresentação dos materiais produzidos ao longo da formação Balanço da formação Debate sobre o impacto da IA Avaliação da formação
Metodologias
Pela própria natureza da ação, esta será suportada pela plataforma Moodle onde irão ter os vários materiais para as sessões. Nas sessões síncronas iremos utilizar o Zoom em complemento ao Moodle. Todas as sessões irão ter um conjunto de recursos disponibilizados no Moodle, além de fóruns para cada sessão, exercícios e submissão de ficheiros.
Avaliação
A avaliação será realizada de uma forma contínua durante toda a formação. O trabalho final que se apresentará na última sessão em conjunto com o relatório de reflexão irão compor a classificação que será ponderada com a avaliação contínua para determinar a classificação final.
Bibliografia
Figueiredo, Antonio Dias de. (2024). Inteligência Artificial em Contexto Educativo.Figueiredo, Antonio Dias de. (2023). A Inteligência Artificial nas Escolas. 53. Educação 2.Figueiredo, Antonio Dias de. (2023). Inteligência Artificial e Pedagogia no Ensino Superior. 10.13140/RG.2.2.18710.52804.Figueiredo, Antonio Dias de. (2023). The Culture of Education in the Age of Artificial Intelligence.Neves, M & Holmes, Wayne. (2020). IA na Educação: Oportunidades e Preocupações.
Formador
João Miguel Bolinhas dos Santos Mouro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 29-09-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 06-10-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 13-10-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
4 | 20-10-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 27-10-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 03-11-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 10-11-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
8 | 17-11-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 22:00 | 4:00 | Online síncrona |