
Como (não) gostar de poesia? turma T1
Apresentação
A poesia não é algo de que se goste ou não, mas algo que nos acontece, se estivermos atentos. Esta formação propõe uma viagem pelo papel da poesia hoje, sua escuta, leitura e ligação a outras artes.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário, Educação Especial e Professores dos Grupos de Recrutamento 360
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário, Educação Especial e Professores dos Grupos de Recrutamento 360. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário, Educação Especial e Professores dos Grupos de Recrutamento 360.
Objetivos
1. Despertar a atenção para a poesia, promovendo uma leitura sensível e transformadora; 2. Refletir sobre o papel criativo do leitor e ouvinte na partilha dos poemas; 3. Repensar o lugar da poesia hoje, entre dessacralização e valorização; 4. Explorar o diálogo da poesia com outras artes, como a música, enquanto forma viva de expressão.
Conteúdos
1. A poesia como experiência inevitável e sensível; 2. A atenção como condição para a poesia; 3. O papel ativo e criativo do leitor; 4. A poesia como arte viva e interdisciplinar
Anexo(s)
sinopse_curso_6-_como-nao-gostar-de-poesia-natalia-bernardo-ricardo.docx
Observações
Inscreva-se no PNL: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSco0EXWym6Gc8lAkdwIyo80-gl3Q2cO2UkqzmMOtW-FCUmALw/viewform
Formador
Elisabete da Loura Soalheiro
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 17-06-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 20:00 | 1:30 | Online síncrona |
2 | 24-06-2025 (Terça-feira) | 18:30 - 20:00 | 1:30 | Online síncrona |