
Estruturar o pensamento e desenvolver competências sociais e emocionais inclusivas em torno de projetos transcurriculares turma T1
Apresentação
As orientações de organizações internacionais relevantes no domínio da educação (e.g. UNESCO, OCDE), as políticas públicas nacionais e os desafios societais têm vindo a colocar na ordem do dia novos desafios educativos. As tecnologias digitais, a literacia da informação e dos media, a educação inclusiva e a cidadania participativa são cada vez mais prementes mas também o é o desafio de envolver os alunos no seu processo de aprendizagem e de encontrar estratégias e práticas docentes que garantam não só o sucesso educativo mas também, se possível uma aprendizagem profunda. A questão que se coloca é, como conseguir tudo isto? Esta formação parte das experiências dos docentes e dos normativos legais em vigor, lançando aos docentes um desafio e diversas perguntas que vão conduzir a um processo reflexivo e criativo que apoiado por uma abordagem ao ensino rica e completa, como é o Guided Inquiry Design irá conduzir a soluções concretas. Os docentes irão conhecer ferramentas e dispositivos educativos que explicam como criar uma ligação emocional entre os alunos e o currículo e como criar dinâmicas de trabalho eficazes. O Guided Inquiry Design fornece um conjunto de estratégias educativas promotoras do sucesso educativo de todos os alunos e do desenvolvimento de competências sociais.
Destinatários
Professores do Ensino Básico e Secundário, Professores de Educação Especial e Professores do Grupo 360
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Ensino Básico e Secundário, Professores de Educação Especial e Professores do Grupo 360. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Identificar as potencialidades do Guided Inquiry Design, como forma de organizar a forma de ensinar e aprender, onde os docentes encontram respostas concretas para responder aos desafios da educação atual. Planear uma unidade de ensino, em trabalho de equipa com professores de diferentes áreas disciplinares, que defina os conteúdos a abordar / competências a desenvolver, estratégias para apoiar a aprendizagem de todos os alunos, dinâmicas de trabalho eficazes e uma forma de avaliação que ajude os alunos a aprender e garanta uma avaliação rigorosa do que efetivamente aprenderam. Avaliar as unidades de ensino concebidas nesta formação, identificando pontos fortes e fragilidades e fornecendo sugestão de melhoria.
Conteúdos
Abordagens e métodos de ensino - Breves noções sobre abordagens e métodos de ensino com especial enfoque na abordagem construtivista - Abordagem construtivista - Inquiry-based learning e Guided Inquiry Design. Breve introdução à educação inclusiva numa perspetiva de aplicação prática, tendo como base o Decreto-Lei 54/2018. Organizar o currículo através do desenvolvimento de projetos transcurriculares, concebidos a partir dos documentos curriculares em vigor. Information Seek Process (ISP) - principais teorias que fundamentam o ISP - o que é e como surgiu o ISP - As 7 fases do ISP,e a sua função na aprendizagem O Guided Inquiry Design e a conceção uma unidade de ensino transcurricular inclusivo. Guided Inquiry Design (GID) - Relação entre o ISP, o inquiry e o Guided Inquiry, - As 8 fases do Guided Inquiry - A abertura com um desafio para abrir as mentes e despertar a curiosidade, - A imersão para estabelecer uma ligação entre o conhecimento prévio e o conteúdo do inquiry e adquirir conhecimento de fundo - A Exploração de ideias interessantes e a pesquisa de informação relevante a partir de diversas fontes de informação, - A identificação de uma questão de investigação para focar o inquiry, - A reunião de informação pertinente para responder à questão de investigação, - A criação de produtos focados na resposta à questão de investigação que ilustram o percurso da aprendizagem, - A partilha da informação que possibilita a comunicação da aprendizagem a uma audiência específica e a aprendizagem inter-pares, - A avaliação do processo e das aprendizagens como estratégia metacognitiva - A Negociação de uma rubrica de avaliação para avaliar o produto quase final e final. Postura de inquiry (Questionar, Encorajar, Escutar, Modelar) Dos temas agregadores aos conceitos universais transferíveis Alguns Instrumentos do Guided Inquiry - Comunidade de investigação (inquiry community), - Círculos de Investigação (inquiry circles), - Diário de pesquisa (inquiry journal) - Diagramas de representação visual (inquiry charts), - Registo de fontes (inquiry log) Estratégias de intervenção: os 6 Cs (Colaborar, Conversar, Compor, Escolher, Representar, Continuar).
Metodologias
Esta formação irá usar uma metodologia que resulta da aplicação do Guided Inquiry Design (GID). Começa por auscultar os docentes e usa essa informação para os envolver no processo formativo. Será lançado um desafio que os professores, em trabalho de equipa, com dinâmicas que resultam do GID, irão solucionado, com o apoio do formador. O formador irá usar técnicas do GID para questionar e orientar os formandos. As técnicas e métodos do GID serão usadas e explicadas em contexto e no momento certo, de modo a facilitar a sua integração no trabalho dos formandos. O formador apresentará propostas baseadas no GID, explicando o porquê da proposta e o que ela irá permitir. Este processo, implicará uma leitura ativa da documentação fornecida pelo formador, usando técnicas do Guided Inquiry Design, previamente explicadas pelo formador. Os formandos irão melhorar o seu projeto, com refinamentos sucessivos até que o trabalho final seja satisfatório ou até terminar o tempo disponível.
Avaliação
A avaliação tem carácter qualitativo e quantitativo, escala [0,10], Despacho nº 4595/2015. Consideram-se três critérios: Participação, Trabalho realizado nas sessões e entre sessões, Trabalho Final (2+4+4=10). Participação: Pontualidade (0,16), Intervenções (Pertinência/Clareza) (0,60), Empenho/Iniciativa (0,68), Relação Interpessoal (0,20), Cooperação/Partilha (0,36). Trabalho realizado nas sessões e entre sessões: Conhecimentos Demonstrados /Autonomia (1,50) e Delineamento de Procedimentos/Produção de Materiais (2,50). Trabalho final: Correção Formal (1), Conteúdo (Rigor, Fundamentação, Coerência Interna, Apresentação) (1,5) e Aplicação (1,5). Este incide sobre as vertentes teórica e prática da ação e apresentado sob a forma de Relatório de Reflexão Crítica ou de Relatório de Progresso e Reflexão Crítica Final (podendo completar Portefólios). A estrutura e forma do Trabalho Final Individual seguirão as normas indicadas no documento "Normas de apresentação do trabalho individual".
Bibliografia
Brookhart, S. (2013). How To Create and Use Rubricas: for formative assessment ang grading. ASCD.Decreto-Lei 55/2018.Khulthau, C.C. (2004). Seeking Meaning: a process approach to library and information services (2nd ed.). Libraries Unlimited.Khulthau, C.C., Maniotes, L.K. e Caspari, A.K. (2007). Guided Inquiry: Learning in the 21st Century. Westport, CT: Libraries Unlimited.Zwozdiak-Meyers, P. (2012). The Teachers Reflective Practice Handbook: Becoming an extended professional through capturing evidence-informed practice. London and New York: Routledge.
Anexo(s)
Em busca de uma aprendizagem profunda
Formador
Simão Elias Lomba
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 30-06-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 18:00 | 1:00 | Online síncrona |
2 | 30-06-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
3 | 01-07-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 02-07-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online assíncrona |
5 | 03-07-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
6 | 10-07-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online síncrona |
7 | 14-07-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Online assíncrona |
8 | 15-07-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
9 | 16-07-2025 (Quarta-feira) | 19:00 - 21:00 | 2:00 | Online assíncrona |
10 | 17-07-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Online síncrona |