TODOS CONTAM: Práticas pedagógicas para o Ensino-Aprendizagem na inclusão de alunos estrangeiros turma T1

Apresentação

A condição natural da escola é a promoção do sucesso escolar dos seus alunos”. José Verdasca, 2016. A escola reflete a sociedade em que se insere e, num sentido mais lato, o mundo em que se enquadra. Verificamos que as escolas são cada vez mais espaços multiculturais onde se cruzam alunos de diversas origens o que coloca novos desafios, com diferentes características, entre elas a língua. O ensino da língua portuguesa adequado à integração destes alunos é essencial para o trabalho de todos os docentes. O grande desafio atual que se coloca aos professores, neste contexto multilingue, é o de repensar as práticas pedagógicas atendendo a que a diversidade linguística e cultural é marcante e o desenvolvimento das proficiências é fundamental para os alunos integrarem com sucesso, todo o currículo. O propósito desta formação é o de contribuir para a actualização de conhecimentos e de práticas pedagógicas ativas para que os professores, considerando a escola como espaço facilitador de aprendizagens interculturais e democráticas, desenvolvam competências cognitivas nos alunos, de modo a esbater as diferenças, garantindo a igualdade de oportunidades o sucesso escolar, o sucesso profissional, o exercício da cidadania, a qualidade das aprendizagens e a inclusão social, convergindo com o perfil do Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial e do Grupo de Recrutamento 360

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial e do Grupo de Recrutamento 360. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Apropriar os docentes de estratégias e técnicas que facilitem as aprendizagens: oralidade, leitura, escrita e melhorar as várias proficiências dos alunos. - Contribuir para criar dinâmicas de trabalho colaborativo na escola que favoreçam a partilha de práticas pedagógicas integrativas com recurso às ferramentas digitais, em contexto escolar. - Desenvolver competências de pesquisa e utilização de ferramentas digitais nas atividades de aprendizagem (por exemplo: Padlet, Genially, FlipGrid, Kahoot, Storyboard) e outras plataformas de trabalho / sala de aula virtual (Classroom da Google, Moodle, entre outras). - Criar materiais que desenvolvam as destrezas linguísticas e comunicativas dos alunos. - Adquirir e diversificar ferramentas para potenciar o ensino da língua na sua relação com a cultura, o espaço e a identidade; - Criar e aplicar exercícios que resolvam questões relativas ao espaço físico, ao tempo, aos comportamentos e aos contextos em que opera; - Definir instrumentos diversificados e estratégias de avaliação das aprendizagens.

Conteúdos

- Apresentação da formação e esclarecimento de dúvidas; atividades de apresentação individual e partilha de expectativas; exercícios práticos: as palavras essenciais. - Preciso ser um outro / para ser eu mesmo: o espaço e os outros; exercícios práticos: encontros, o gesto e a palavra; partilha e reflexão: ferramentas e materiais essenciais. - As palavras embrulham-se na língua: ser e estar; improvisação e role play: a oralidade; - Ao longe por mim ouço chamar / a voz das coisas que eu sei amar: corpo, cultura e identidade; exercício prático individual: os objetos contam histórias; exercício em pequenos grupos: o que é uma coleção? - Improvisação: um retrato de família; atividade orientada de partilha: os desafios na minha prática; trabalho em grupo: criação de propostas de exercícios. -Desenvolvimento de trabalho colaborativo inter e transdisciplinar. - Avaliação.

Metodologias

Abordagem teórico-prática. Apresentação de inputs teóricos em conjugação com a realização de atividades concretas pelos formandos, mediante processos de "aprender fazendo" e de momentos de reflexão, debate e partilha de experiências. As propostas de atividade de cada sessão promovem o trabalho individual e/ou em grupo onde será privilegiada a aplicação e a reflexão sobre a prática, numa ligação estreita com os contextos e as vivências profissionais dos formandos, visando a utilização de metodologias ativas que se espera que os formandos venham a pôr em prática na sua atividade pedagógica com os alunos. Incentivo à produção de recursos didáticos pelos formandos, abrangendo a conceção de atividades/projetos a aplicar em contexto real, com os alunos. O formador terá um papel facilitador/ orientador, de incentivo à reflexão com questões de ordem teórica e prática a trabalhar em cada sessão. O esclarecimento de dúvidas e apoio às atividades de aprendizagem far-se-á através de fóruns de apresentação, discussão e reflexão.

Avaliação

A avaliação dos formandos é feita de modo contínuo com base no trabalho realizado nas sessões. No final, propõe-se a realização de uma reflexão escrita em que seja revelada a consolidação dos conteúdos abordados, evidenciando a aplicação em contexto das temáticas tratadas durante a formação. Os formandos serão avaliados de 0 a 10 valores, conforme Carta Circular n.º 3 de 2007, utilizando os parâmetros de avaliação estabelecidos pelos formadores e respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua

Bibliografia

GALVÃO, Isabel e CABRITA, Sofia - Caderno de Práticas Teatrais para a Aprendizagem da Língua http://cpr.pt/wp-content/ uploads/2020/06/Caderno-de-pr%C3%A1ticas-teatrais_Reduzido.pdfBOAL, Augusto, Jogos para atores e não-atores - 9ª edição revista e ampliada : Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006 - Programa 10X10 Micropedagogias: https://gulbenkian.pt/images/mediaRep/descobrir/documentos/2012/PGECC/ Micropedagogias_Site.pdfOliveira, Carla, Ballmann, Maria José, Coelho, Maria Luísa, Aprender Português - Curso inicial de língua portuguesa para estrangeiros, Lisboa, Texto, 2006Ensino do Português como Língua Não Materna, Estratégias, Materiais e Formação, edição, Fundação Caloustre Gulbenkian, Novembro, 2013Duarte, António Manuel, Aprender melhor - Aumentar o sucesso e a qualidade da aprendizagem, Escolar editora, 2012

Início: 14-06-2025
Fim: 28-06-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-135664/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Internet (Videoconferência)